terça-feira, 1 de novembro de 2011

Experiência culinária #15: Tarte "todos os santos"


Ainda ontem em conversa com a mãe, decidi que não ia fazer nada de doces para o dia de hoje. E assim convencida (afinal nem tanto quanto pensei) quando me levantei, e depois de ter sido acordada pelo toque da campainha - crianças a pedir "pão-por-Deus" - e do pequeno almoço não consegui resistir e comecei a magicar que doçinho poderia eu fazer para o almoço em família. Tenho a dizer que foi difícil, depois de ter decidido que afinal sempre ia fazer qualquer coisa, perceber que não tinha praticamente nada em casa para o fazer (não tinha ovos, maçãs, amêndoas,...). Mas tinha massa folhada, pêras, pinhões, passas e aveia :) e pronto, cabeçinha a trabalhar e bora lá pra cozinha. Não sabendo bem o que ia sair da junção destes ingredientes, arrisquei e todos dizem que estava muito boa. Eu achei um bocadinho doce, mas sei o que tenho de tirar.

Ingredientes:
1 massa folhada fresca
200g de açúcar
300 ml de água
1 pau de canela
1 casca de limão
100g de flocos de aveia
3/4 pêras
pinhões e sultanas, qb
canela, para polvilhar

Preparação:
Colocar num tacho a água, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Deixar ferver. De seguida, juntar a aveia e quando voltar a ferver ir mexendo regularmente até o caldo estar mais reduzido e cremoso. Entretanto, numa frigideira torrar um pouco os pinhões e por fim juntar as sultanas. Juntar, no tacho, as pêras descascadas e partidas em pequenos quadradinhos. Deixar ferver, reduzir e engrossar um pouco. Retirar do tacho a casca do limão e o pau de canela e juntar, por fim, os pinhões e as sultanas. Mexer tudo muito bem e deitar numa forma de tarte em que já esteja forrada com papel vegetal e a massa folhada. Polvilhar com um pouco de canela. Levar ao forno a 180º durante uns 20 minutos ou até estar cozida a massa.

Notas: Tudo isto é feito em lume brando. A massa folhada tem de ser picada com um garfo antes de se colocar a mistura quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário