terça-feira, 2 de abril de 2013

Doce Páscoa II

Já não é a primeira vez que faço este, fantástico, bolinho de bolacha. Para além de gostar muito traz-me à memória uma tia (irmã da minha bisavó) que adoravamos quando nos vinha visitar e ficava por uns dias e nos fazia este bolinho. A manteiga era posta na rua para que o sol a amolecesse e tudo era batido à mão. Tinha outro sabor. A ti'Linda era a pessoa mais doce e simpática que, se calhar, já conheci. Não havia maus humores e nunca se chateava. Estava sempre bem disposta e pronta para contar uma história e, claro, fazer um bolinho...que saudades destas tardes, tão bem passadas, e destes sabores mas melhor são mesmo as memórias que guardo para sempre...

Bolo de Bolacha e Café


Num robot de cozinha (usei a Bimby na velocidade 4 durante uns segundos) misturar 250g de manteiga sem sal à temperatura ambiente com a mesma quantidade de açúcar em pó e um café forte.


À parte, fazer um café solúvel (usei este) com 200ml  de água bem quente. Em seguida, mergulhar as bolachas no café e colocar num prato de servir fazendo o formato que quiser (o meu é o que a ti'Linda fazia - uma bolacha no centro e seis à sua volta). Vá alternando com camadas de bolachas demolhadas no café e o creme de manteiga até terminar com todo o bolo forrado com o creme.



Por fim, partir grosseiramente umas nozes e salpicar por todo o bolo.  Coloquei ainda umas raspas de chocolate. Colocar no frio até servir.







Sem comentários:

Enviar um comentário