segunda-feira, 8 de setembro de 2014

gang da malha...



... faz dia 1 de outubro um ano que, pela primeira vez, se realizou um "Gang da Malha". os novelos não começaram agora a fazer parte da minha vida. sempre fizeram. desde miúda que a minha avó nos (eu e a minha prima) ensinava (ou tentava) a fazer algumas coisas. começamos por pequenas coisas, como pegas. mas por fim já estavamos nas camisolas e feitas à máquina - ainda hoje temos uma máquina para cada uma e já somos 4...

...sempre preferi fazer à mão e ainda hoje tenho e visto camisolas feitas por mim nas férias do verão - sim, nas férias do verão! outros tempos! melhores em algumas coisas e menos bons em outras...

... estive muitos anos parada e já nem as malhas na agulha sabia meter. regressou o bichinho dos novelos assim que começei a ouvir falar do "Gang da Malha". adorei a ideia e foi entusiasmo na hora. disse logo à minha avó e ela adorou a ideia, mesmo sem sabermos muito bem como ia funcionar...

... revirei sacos e saquinhos à procura das agulhas e dos novelos e lá fui eu no fim de um dia de trabalho MALHAR! 

...cada pessoa que chegava (e fomos muitos) entrava sem saber bem para o que ia, mas com a certeza de que o que queria era mesmo pegar nas agulhas...

...lá me relembraram como se começava e depois disso já ninguém me parou :)

... fiz golas, golinhas e cachecois para todos no Natal... fiz um colete e um casaco para mim... quando o tempo aqueceu, fiz uma camisola e tenho outra começada... e ao mesmo tempo (pois não consigo só ter um trabalho começado) estou a fazer esta mantinha para a princesa Madalena que nasceu em julho...

... tenho ainda algumas lãs em modo-espera e estou já desejosa de começar alguma coisa nova...

... tudo isto são coisas que demoram tempo e dão trabalho, mas que me fazem tão bem à mente...

...continuo, praticamente, todas as terças feiras a ir ao "gang" e temos um grupo coeso e persistente que mesmo com frio e muita chuva nunca desiste...


O que é um Gang da Malha? Gang da Malha é um "knitting circle" (grupo de tricot, será talvez a tradução mais exacta) mas não é apenas isso. Mais do que juntar um grupo de gente num local público à volta das agulhas e dos novelos, o objectivo inicial deste conceito nascido nas Caldas da Rainha pelas mãos do Filipe Almeida Santos e da Zélia Évora, foi tirar as pessoas de casa e "reconciliá-las" com o espaço público das suas cidades, numa época em que cada vez mais os contactos "virtuais" se parecem querer sobrepor à vida real e palpável. Por ter começado em tempo frio os encontros começaram por realizar-se em cafés - o espaço social por excelência, cada vez mais desprovido dessa sua importante característica vivencial - mas certamente após a Primavera poderão começar a acontecer nos bancos de praças e jardins. Por acaso a malha foi o pretexto, mas podia ter sido outro qualquer. Podíamos estar hoje aqui num qualquer Gang dos Tapetes, Gang do Monopólio, Gang dos Arranjos Florais, Gang doutra actividade qualquer, que esse objectivo fundamental seria precisamente o mesmo. Foi a malha. "Trocar as novelas pelos novelos" era o mote."

Sem comentários:

Enviar um comentário