segunda-feira, 20 de outubro de 2014

hambúrguer de feijão e cogumelos...

... outra receita da Gabriela Oliveira e do seu, fantástico, livro "Cozinha Vegetariana"...

...fiz este hamburgueres um pouco de "pé atrás" pois de feijão?!... mas ainda bem que fiz vários - seis, mais precisamente - pois são deliciosos, cheios de sabor...





Ingredientes necessários para 6 unidades: 2 chávenas de feijão encarnado cozido (400g); 2 c. sopa de azeite; 6 cogumelos brancos; 1/2 cebola; 1 dente de alho; 1 c. café de sal marinho; 1 c. sopa de sumo limão; 3 c. de sopa de salsa picada; 1 c. café de cominhos; tomilho e pimenta preta q.b.; 1 c. sopa de linhaça moída; 2 ou 3 c. sopa de farinha de trigo integral (ou pão ralado).

Modo de preparação: Esmagar o feijão com um garfo ou triturar com uma colher de sopa de azeite até obter uma pasta granulosa. Lavar e picar os cogumelos, a cebola e o alho. Numa frigideira com um fio de azeite, saltear o alho e a cebola. Acrescentar os cogumelos e o sal e deixar cozinhar. Adicionar o feijão, o sumo de limão e a salsa picada. Temperar com os cominhos, o tomilho e a pimenta. À parte e numa taça pequena misturar a linhaça com uma colher de sopa de azeite. Junte este mistura na frigideira e misture até obter uma massa compacta ou, caso seja necessário, junte 2 a 3 colheres de sopa de farinha integral, sempre em lume médio e mexendo. Deixar arrefecer um pouco, até conseguir moldar com as mãos bolinhas achatadas com a forma de hambúrguer (ou outra que preferir). Pincelar com azeite ou passá-los por pão ralado e levar a uma frigideira a "grelhar", virando cuidadosamente para que fiquem dourados dos dois lados.

... se não os utilizar todos no próprio dia, pode congelá-los grelhados ou não. eu congelei antes de grelhar...

... um bom dia!...

Sem comentários:

Enviar um comentário