...por vezes nem sempre acertamos à primeira, nem mesmo à segunda. por vezes, precisamos de uma terceira tentativa. e mesmo que à terceira já não seja da mesma forma não quer dizer que o resultado não venha a ser o esperado ou até melhor. por vezes, um erro leva-nos a encontrar outras formas, outras coisas que nunca descobriríamos se acertássemos à primeira. de todas as vezes, o que interessa é fazer, é experimentar, é tentar, vezes e vezes até se conseguir atingir os objectivos mesmo que o caminho não seja o mais correto, o menos atribulado...
...bolo de amêndoa. este era um bolinho que eu queria fazer já há algum tempo. não sabia é que tinha tanta dificuldade em fazer caramelo. não sei qual o ponto para parar. estraguei duas vezes a cobertura e nessa altura tive de parar e de ir fazer outras coisas pois fiquei bastante em stress e ansiosa, o que não ia ajudar em nada. já me conheço (a idade faz isto) um pouco e sei que o melhor era mesmo desviar as atenções para outra coisa por uns instantes. sem saber como resolver o meu problema da cobertura, comecei a pesquisar nos meus livros e apontamentos mas nada parecia ser muito diferente do que eu já estava a fazer, quando me lembrei da minha tão adorada Joana Roque e, tal como suspeitava, foi a minha salvação. não foi a solução ideal mas consegui o sabor crocante e caramelizado pretendido. acabou por ser um bolinho simples mas bastante saboroso. gostei bastante, mas para a próxima vou tentar fazer a tarte de amêndoa.
... mais um bolinho que no passado dia 20 esteve à nossa mesa...
Para o bolo (receita daqui) precisamos de 4 ovos grandes; 200g de manteiga à temperatura ambiente; 200g de açúcar; 150g de farinha; 1 colher de chá de fermento em pó e 150g de miolo de amêndoa moída.
Para a cobertura precisamos de 90g de manteiga; 150g de açúcar; 90g de amêndoa laminada e 5 colheres de sopa de leite.
Na preparação do bolo batem-se a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo. De seguida, juntam-se os ovos um a um batendo entre cada adição. Por fim, junta-se o miolo da amêndoa e a farinha peneirada com o fermento. Envolve-se tudo bem. Deitar o preparado numa forma forrada com papel vegetal de ir ao forno e levar ao forno, previamente aquecido, a 180º durante cerca de 40 minutos.
Na preparação da cobertura levamos ao lume as amêndoas, a manteiga, o açúcar e o leite. Deixamos ferver durante 5 minutos. Retiramos e cobrimos, imediatamente, o bolo com esta mistura. Para que ganhe uma textura mais caramelizada e as amêndoas fiquem mais crocantes levamos, novamente, ao forno apenas por forma a que as amêndoas ganhem alguma cor dourada.
Sem comentários:
Enviar um comentário