terça-feira, 4 de março de 2014

Parabéns, Avozinha!...

...e no final do mês de fevereiro a minha avozinha {do coração} celebrou mais um ano de vida. como foi durante a semana e com toda a família a trabalhar não houve hipótese de fazer um bolinho. mas sábado foi o dia. e que melhor bolinho para uma avó que um pão-de-ló!...a minha {nossa} avó é gulosa e como tal não podia deixar de ser recheado. e não encontro recheio melhor e mais guloso que o chocolate. esta "custarda" fica fantástica e a farinha de milho dá-lhe um sabor e uma consistência fantástica... todos adorámos e o mais importante mesmo é poder celebrar estes dias com as pessoas que mais gostamos e poder retribuir, nem que seja apenas um pouco, do seu carinho, chamadas de atenção {que foram e continuam a ser muitas} e dedicação à família de corpo e alma {o que hoje em dia escasseia}...




Ingredientes necessários para o pão-de-ló: 6 ovos; 300g de açúcar; 200g de farinha; 4 meias cascas de água; 1 c. chá de fermento em pó.

Como fazer: Misturar o açúcar, a farinha, as gemas, a água e o fermento até estar tudo bem envolvido. Bater, à parte, as claras em castelo e adicionar à mistura anterior envolvendo apenas. Levar ao forno a cozer a 180ºC durante cerca de 40 minutos - fazer teste do palito. Depois de cozido deixar arrefecer (pode abater um pouco) e cortar ao meio. Colocar num prato de servir a base do bolo e cobrir com a custard de chocolate, por cima colocar a restante parte do bolo e cobrir todo o bolo com a restante custard de chocolate. Decorar a gosto. Levar ao frio.

Ingredientes necessários para a custard de chocolate: 250g de açúcar em pó; 1/2 c. sopa de Maple Syrup; 65g de cacau em pó; 100g de farinha de milho; 42g de manteiga sem sal em cubos; 1/4 de c. chá de essência de baunilha.

Como fazer: Colocar o açúcar, o maple syrup, o cacau em pó e 300 ml de água numa caçarola e deixar levantar fervura sobre lume médio, mexendo de vez em quando. À parte, juntar a farinha de milho com cerca de 100 ml de água, mexendo energicamente à medida que junta a água. A mistura deve ter a consistência de cola grossa, por isso juntar mais um pouco de água se ficar muito grossa. Juntar aos poucos à mistura de cacau que se encontra na caçarola ao lume (médio) mexendo lentamente. Deixar levantar fervura outra vez, mexendo sempre. Sem parar de mexer, deixar cozinhar durante alguns minutos até engrossar. Retirar do lume e juntar a manteiga e a essência de baunilha. Deitar numa taça, cubrir com película aderente e levar ao frigorífico até ficar com uma consistência bastante firme.

Sem comentários:

Enviar um comentário